HybridTec Logo
 
O Projecto HybridTec

O projecto HybridTec é constituído por 5 fases:

1 - Estudos Preliminares

Tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de estudos aprofundados de pesquisa de informação e caraterização detalhada do mercado e do estado da arte das tecnologias existentes nas diversas áreas do projeto. Consiste na elaboração de estudos para identificação de tecnologias existentes que sejam passíveis de aplicação em termos do produto e que sejam capazes de cumprir os objectivos propostos. Nesta actividade está prevista a análise do estado da arte e estudo do Mercado das várias tecnologias, materiais e soluções de engenharia que poderão ser implementadas ou adaptadas para promover o bom desenvolvimento do projecto. Outro aspecto importante a estudar e ponderar nesta fase é a estratégia e avaliação de penetração no mercado, pelo que será efectuado um plano de exploração inicial tendo em vista a comercialização futura para maximização dos proveitos das tecnologias e produto a desenvolver.

2 - Especificações Técnicas

Na actividade dois pretende-se realizar uma fase muito importante no desenvolvimento do projecto, estando esta focada na definição de especificações várias tendo por base os resultados dos estudos preliminares. Nesta actividade serão definidas em detalhe as metodologias a adoptar nas fases de desenvolvimento e ensaios, assim como quais as tecnologias (produção, ensaios, etc.) a adoptar. Serão também elaboradas as especificações técnicas dos componentes e elementos estruturais (produto e seus constituintes - insertos) demonstradores a testar. Para cada uma das tecnologias e materiais será analisado como será realizado o desenvolvimento face às necessidades e de acordo com as especificações do produto. É uma etapa essencial para o processo de desenvolvimento, que compreende uma definição do sistema, em termos do que são os requisitos funcionais e requisitos não funcionais. Durante esta fase, será ainda definido, de uma forma especifica, o produto e modelos geométricos associados a este.

3 - Aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos

Nesta actividade será aprofundado o conhecimento sobre o produto e as tecnologias identificadas e seleccionadas nos estudos preliminares e que irão permitir realizar adequadamente as tarefas de desenvolvimento. As tarefas desta actividade irão incidir especificamente nas linhas de inovação do projecto de forma a criar uma base sólida que irá potenciar e garantir o progresso além do descrito no estado da arte, e fundamentado nos objectivos específicos o projecto. O enfoque será dado nos materiais e a sua caracterização, nos processos de fabrico e na avaliação das soluções construtivas híbridas, através de avaliação de design e ligações estruturais.

4 - Desenvolvimento

Esta actividade divide-se em três áreas principais e que serão desenvolvidas em paralelo. Por um lado, o desenvolvimento do produto através da componente de design inovador e através da aplicação de métodos de engenharia (cálculo computacional para previsão de comportamento às solicitações especificadas e previsão das condições de processamento aliadas aos processos selecionados para produção do produto), numa outra vertente, o desenvolvimento das tecnologias e metodologias associadas para serem utilizadas na produção do produto, e paralelamente o desenvolvimento de banco de ensaios que responda às necessidades de ensaios para o produto definido como caso de estudo. Ao nível da vertente comercial e financeira, serão estudados e desenvolvidos modelos de avaliação de custos para as diferentes tecnologias a serem utilizadas para a produção do produto definido.

5 - Construção de protótipos

Esta actividade estará focada na construção das ferramentas e posterior produção de protótipos com base nas duas tecnologias selecionadas para o efeito. Serão construídos e validados os protótipos conceptuais representativos previamente definidos. Em paralelo, será igualmente construído/adaptado o banco de ensaios para a realização do sensaios estruturais ou outros necessários para a validação do produto desenvolvido.

6 - Testes e ensaios

Esta atividade de testes e ensaios permitirá validar a aplicação das tecnologias e metodologias aqui propostas e estudadas, bem como do cumprimento das especificações/caderno de encargos pelo demonstrador, produzido em condições reais de produção. Será avaliado o sucesso das soluções investigadas e desenvolvidas nas actividades do projecto para resolução dos problemas tecnológicos identificados e o cumprimento dos objectivos do projecto. No final, após a obtenção dos resultados em termos de modelos de custos, será possível fazer uma avaliação comparativa das diferentes tecnologias estudadas em termos de custos e elaborar um guia de boas práticas para a utilização destas tecnologias tendo em conta o componente a produzir.

 

< Voltar à Página Principal

DT2-RMC MPTool Distrim2 PIEP
QREN